quinta-feira, 25 de setembro de 2008

A alegria terapêutica de Jesus - Fabiano Nunes

A ciência médica tem-nos oferecido demonstrações incontestáveis da eficácia e eficiência do bom humor e da alegria no reequilíbrio físico e mental do ser humanao.

O júbilo e o riso, através das conexões neuro-hormonais entre o cérebro, a constelação glandular e as células da imunidade, produzem estado de bem estar e harmonia no funcionamento da secreção hormonal, do sistema nervoso vegetativo e do sistema imune.

Experiências com os pacientes internados em hospitais de oncologia que receberam visitas dos grupos de voluntários que prestam ajudam através do humor terapêutico - por exemplo, os "doutores alegrias" e os "hospitalhaços" - evidenciaram significativos benefícios da ação do riso no processo terapêutico. Esses pacientes, especialmente as crianças, apresentaram um menor tempo de internação, melhor resposta clínica e, sobretudo, seus familiares e os profissionais da saúde apresentaram menores índices de estresse e ansiedade. Conquanto a alegria, o riso e o bom humor vêm sendo objetos de estudo dos pesquisadores, que já identificaram vários mensageiros químicos e humores acionados pela ação dessas emoções positivas. Por conseguinte, demonstrou-se também aumento da atividade imune e da vigilância antitumoral dos linfócitos responsáveis pelas defesas orgânicas contra infecções e tumores.

Jesus, o Amigo infatigável de toda a humanidade, é o modelo e Guia da mais perfeita alegria de viver.

O Mestre inesquecível apresenta como reações psicológicas as mais belas demonstrações de alegria e de bom ânimo. Desde o início do Seu sublime ministério, até as últimas horas de Sua vida na Terra, Jesus empreende energias em ensinar a arte de pensar e viver contentamento. Conforme a narrativa do evangelista João, na última ceia, antes de Sua execução na cruz, conquanto os amigos, familiares e discípulos estivessem imersos em profunda tristeza e melancolia, o Mestre Memorável apresentou um discurso rico de exultação e de esperança, declarando claramente o desejo de deixar Sua própria alegria por herança aos seus entes amados: 'Tenho-vos dito isso para que a minha alegria permaneça em vós, e a vossa alegria seja completa". Jesus (João 15:11)

Deste modo, diante das atribulações da vida, busquemos no bom humor a medicação salutar que possibilita o bem-estar físico e mental, e de igual modo ofereçamos aos irmãos necessitados do caminho o sorriso amigo e generoso que contagia, para que a alegria de Jesus seja conosco e nossa felicidade seja plena.

Em Encontro com Jesus
Revista Despertar Espírita
Lar Fabiano de Cristo
Informativo Mensal - Rio/RJ
Ano V - nº 63 - setembro de 2008

Nenhum comentário: