quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Tratando a ansiedade - Yasmin Madeira

"A neurociência comprova que é possível reequilibrar a mente através de pensamentos melhores."

"Os bons pensamentos produzem inúmeros elementos químicos positivos, que promovem a saúde, o bem-estar e a paz."

Olá! Esse é o quarto de uma série de cinco textos que objetivam refletir sobre a ansiedade e como construir a paz e o equilíbrio em nossas vidas.
A dica de hoje mudou a minha vida para melhor. Além da serenidade que propicia, ativa o sistema imunológico, ilumina os centros da memória e é recomendada por muitos médicos e psicólogos. Estou falando de relaxamento físico e visualização terapêutica. O cérebro responde mais fortemente às imagens do que aos comandos verbais. Imaginar situações negativas para o futuro, recordar eventos difíceis do passado projetam você imediatamente em uma rede de pensamentos e vibrações negativas produzindo perigosos resultados para sua saúde física e mental. Esses pensamentos promovem reações em nossa química cerebral que passa a produzir elementos químicos de mal estar e dor. Mas o contrário acontece. Os bons pensamentos produzem inúmeros elementos químicos positivos, que promovem a saúde, o bem-estar e a paz.
A neurociência comprova que é possível reequilibrar a mente através de pensamentos melhores. Observe-se!
Que tipos de pensamentos você tem acolhido em sua mente? Dê um basta a tudo o que remete você ao pessimismo e escolha melhores padrões de pensamentos para nutrir você. Essa escolha é só sua!
Vamos então ao exercício!
Reserve, diariamente, quinze minutos só para você. Desligues telefones, peça para não lhe interromperem. Se possível, tire os sapatos, alargue a roupa, coloque-se de forma confortável, mas não exagere para não dormir. Coloque inicialmente a sua atenção na respiração. Inspire e retenha o ar por alguns instantes. Após, expire relaxando. Repita essa respiração por duas ou três vezes. É o suficiente para o corpo relaxar e entrar no presente, viver este momento.
Feche os olhos e mexa bem suavemente o seu pescoço para trás e retorne. Movimente os ombros para cima e para baixo, para frente e para trás. Relaxe.
Agora, inspire profundamente, retenha o ar por uns instantes e expire como se estivesse soprando, colocando todas as pressões para fora. Deixe sua inspiração leve, normal e projete-se para um lindo e seguro jardim. Sinta a paz deste lugar. Sinta o aroma das flores, da grama macia. Sinta-se leve. Sua mente silencia. Sinta o equilíbrio interior, a mente silenciosa. Fique nessa paz observando a energia do ambiente. Agora, retorne com sua atenção à respiração, sentindo o ar entrando pelas narinas e delas saindo, mais morno e úmido. Mexa os dedos dos pés, das mãos. Passe as mãos suavemente em seu rosto, sentindo sua pele. Abra os olhos. Fique em paz!

Revista Despertar Espírita
Lar Fabiano de Cristo
Informativo Mensal - Rio/RJ
Ano V - nº 63 - setembro de 2008

Nenhum comentário: